Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

INTERCÂMBIO

Fazer um intercâmbio significa passar um período fora de seu país de origem ou residência, com objetivos pessoais, acadêmicos ou profissionais. Se você quer ou precisa adquirir conhecimentos interculturais, o primeiro passo para planejar sua viagem é descobrir quais programas e destinos podem te atender melhor.

São muitas as etapas a serem cumpridas, como os exames de proficiência, editais de bolsa, preparação dos documentos, moradia, enfim muita coisa para se definir para que sua viagem seja excelente.

Opções de intercâmbio

– até 12 anos: intercâmbio em família;

– de 12 a 17 anos: intercâmbio teen/ intercâmbio de férias;

– de 14 a 17 anos: High School;

18 ou mais: curso de idioma, intercâmbio para trabalhar e estudar, trabalho voluntário, cursos preparatórios para exames de proficiência, universidades, Au Pair, executive education, trabalho de férias, estágios, trabalhar e estudar.

Quando podemos fazer um intercâmbio?

  1. Durante o Ensino Médio – programa do High School ou intercâmbio Teen;
  2. Antes da faculdade – para quem ainda não decidiu o curso que quer fazer ou quem quer dar um tempo antes de estudar para poder escolher melhor e com mais conhecimento;
  3. Durante a faculdade – viver a experiência de um intercâmbio e adquirir mais conhecimento;
  4. Após se formar – é um ótimo complemento para seus estudos, ter novas perspectivas antes de ingressar no mercado de trabalho;
  5. Durante as férias de trabalho – durante 3 ou 4 semanas viajando e melhorando seu currículo;
  6. Intercâmbio pessoal para trazer novas perspectivas, obter novas experiências sociais e curriculares e expandir as possibilidades profissionais.

Intercâmbio de Ensino Médio/High School

É voltado para jovens entre 14 a 19 anos que querem cursar 1 semestre ou 2  do Ensino Médio no exterior.

Além de aprender o idioma o aluno frequenta a escola regularmente, adquirindo uma experiência imersiva na cultura do destino. Após o intercâmbio o estudante necessita fazer a equivalência das disciplinas aqui no Brasil.

Intercâmbio de idiomas

A vivência no exterior é o foco do aprendizado, o estudante aprende ou aprimora a língua estrangeira. A duração pode ser de um mês a um ano e tanto os alunos com nível mais básico ou os que já possuem um nível mais avançado, podem fazer os cursos oferecidos pelas instituições, existem turmas adequadas para todos os níveis e perfis.

Intercâmbio de idiomas com atividades extras

Para quem quer unir o útil ao agradável, é possível fazer aulas de artes, fotografia, culinária, dança, esportes e outras. Este programa é indicado para pessoas que já tenham um conhecimento intermediário da língua e desejam ganhar fluência. O tempo pode variar de acordo com o período e o investimento disponível.

Intercâmbio Au Pair

É um programa de trabalho remunerado como babá, em geral é oferecido para mulheres. O contrato mínimo é de um ano, os programas costumam incluir acomodação e refeição, férias remuneradas e assistência médica. Podem se candidatar jovens entre 18 e 30 anos, com conhecimento intermediário de inglês, solteiras, sem filhos e que possuam carteira de motorista. É essencial gostar de crianças.

Intercâmbio com trabalho voluntário

Esse programa tem entre 1 e 3 meses de duração e une o aprendizado de uma nova língua com alguma causa importante. Esse intercâmbio é mais indicado para pessoas que já tenham um conhecimento mínimo intermediário do idioma.

Intercâmbio com trabalho remunerado

Para quem quer estudar fora e não tem dinheiro suficiente para pagar pelo intercâmbio, essa pode ser a solução. É uma forma muito procurada também por universitários que não querem adiar a graduação, mas desejam uma experiência no exterior antes de ingressarem no mercado de trabalho. Podem participar desse programa estudantes universitários de até 26 anos e só pode acontecer durante as férias acadêmicas, costuma ter duração de 1 a 4 meses.

Para quem pensa em fazer estágio no exterior, aqui vão algumas dicas:

  1. O estágio é remunerado?

Depende do programa, de qualquer forma, a remuneração cobre os custos básicos e não incluem gastos com passagens aéreas ou taxas de agências.

  • Quais áreas podem ir?

Todas, exceto saúde, que tem diversas restrições ao contato com pacientes. A maior parte das vagas está nos segmentos de tecnologia, engenharia e hotelaria.

  • Como encontrar vagas?

Nos sites de empresas ou agências de intercâmbio.

  • Pré-requisitos:

Ter entre 18 e 32 anos, formação na área de interesse e possuir nível intermediário na língua do país de destino.

Destinos possíveis

Estados Unidos, Canadá e Inglaterra são os mais procurados pelos estudantes, como também oferecem um número maior de vagas.

Um destino que vem sendo muito procurado por brasileiros é Portugal, pois como a língua oficial também é português, já facilita a procura de cursos e trabalhos.

Outros destinos mais comuns são Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Ilha de Malta. Existe também quem procure países que fujam dos roteiros tradicionais e que possuem menor procura por conta de línguas diferentes e custo mais baixo. França, Alemanha, Japão, Argentina e outros destinos acabam aparecendo nesses casos.

Intercâmbio de graça

É necessário procurar fontes de financiamento. Existem várias organizações que oferecem bolsas de estudo, porém o candidato precisa ter em mãos o orçamento para cada necessidade desse período e saber o que é necessário em cada aspecto, como objetivo da viagem, valores, logística e outras várias coisas.

É com certeza um diferencial

Fazer um intercâmbio é uma excelente forma de proporcionar conhecimentos sociais, acadêmicos e profissionais. Muitos recrutadores de grandes universidades e empresas usam esse fator como o grande diferencial. Para a maioria dos estudantes que já fizeram intercâmbio, a experiência é fantástica, produtiva e sem dúvida nenhuma muito prazerosa e gera uma boa vantagem na hora de obter uma vaga de emprego.

Só lembre-se de procurar agências de confiança, com experiência nesse ramo e que forneça várias referências sobre seus interesses.

Boa viagem e boa sorte!!!

Universidades Americanas

Como ingressar em uma universidade americana?  Com certeza, trata-se de um processo muito desafiador. Porém o candidato pode contar com um fator importante: por valorizarem a diversidade,

Read More »

Inglês nas Empresas

Falar inglês é fundamental para seus colaboradores e para sua empresa Qual a importância do inglês nas empresas? Empresa bem sucedida é aquela que dá

Read More »

INTERCÂMBIO

Fazer um intercâmbio significa passar um período fora de seu país de origem ou residência, com objetivos pessoais, acadêmicos ou profissionais. Se você quer ou

Read More »